terça-feira, 3 de março de 2020

Oito dicas para pregadores iniciantes


Ainda estou tentando esquecer meu primeiro sermão. O local era o Lar da Graça, uma casa de recuperação para mulheres que sofriam abuso. Nas tardes de domingo, eu acompanhava um amigo, que geralmente fazia a pregação. Nesta ocasião, ele me pediu para lidar com as responsabilidades de pregação.

Ao longo da semana, criei meu sermão - se é que se pode chamar assim! Anotei meus versículos favoritos da Bíblia, reuni todo o jargão de pregador que conhecia e escrevi minha história de conversão.

Quando chegou o momento da verdade, eu preguei da melhor maneira possível. Eu pensei que tinha 30 minutos em “coisas”, mas terminei minhas anotações em 15. Na hora, voltei ao topo das minhas anotações e as revi mais uma vez para preencher o tempo.

Ao final do sermão, fiz um convite e várias damas se apresentaram para orar. Eu saí na nuvem nove. No caminho de volta para casa, meu amigo me disse: “Isso fez você se sentir bem quando essas mulheres apareceram, não foi?” Eu respondi: “Incrível. Foi incrível. ”Meu amigo sorriu e disse:“ Conheço o sentimento. Essas mesmas damas aparecem todas as semanas.

Em retrospectiva, esse sermão foi um acidente de trem absoluto. Mesmo agora, rezo para que não tenha sido gravado e que algum dia não apareça na minha vida. Minha débil tentativa de pregar foi sincera, mas o produto final foi sem dúvida risível.

Olhando para trás, há algumas dicas que eu gostaria de ter recebido como pregador iniciante. Por isso antes de continuar quero recomendar a você o curso manual completo pregador vocacionado. Agora deixe-me compartilhar oito super dicas com você:

Procure a afirmação e o conselho do seu pastor



Embora a ordenação para o ministério geralmente exija confirmação formal da igreja, você pode ser convidado a pregar sem a confirmação prévia da igreja ou a aprovação do seu pastor. De qualquer forma, quando solicitado a pregar seu primeiro sermão, você deve procurar especialmente a afirmação e o conselho de seu pastor. Não deveria ser uma conversa agourenta; em vez disso, compartilhe com ele a oportunidade diante de você. Se ele encorajar você a persegui-lo, faça exatamente isso. Sua confiança em você reforçará sua confiança em si mesmo.

Encontre um local de baixa pressão


Pregar seu primeiro sermão será estressante em quase todas as circunstâncias. Como regra geral, quanto maior o estágio, maior será a pressão. Não há necessidade disso, principalmente se você puder evitá-lo. A maioria dos meus primeiros sermões era pregada em ministérios penitenciários, em casas de recuperação e antes das aulas da escola dominical. Pregar em sua igreja em casa, na frente de familiares e amigos, será uma alegria, mas é melhor ter alguns sermões em primeiro lugar. Procure locais de baixa pressão.

Escolha seu texto com sabedoria


Se você é um pregador iniciante, não selecione uma passagem complicada. Não tente reconciliar a fé e as obras de Tiago 2; harmonizar a soberania de Deus e a responsabilidade do homem de Romanos 9 e 10; ou explique a união hipostática de Cristo de Filipenses 2. Tais mensagens são ambiciosas demais para iniciantes em pregadores. Escolha uma passagem mais administrável, como Isaías 6, João 3 ou Mateus 6. De fato, um dos segredos da pregação é que muitos textos praticamente pregam a si mesmos. Escolha um que faça exatamente isso.

Expor o texto


Depois de escolher seu texto, decida expô-lo ao povo de Deus. Como um pregador iniciante, você será desculpado por discursos não refinados, falta de polimento homilético, locações desajeitadas, hábitos inquietos e carrapatos nervosos. Mas você não deve ser desculpado por manipular mal a passagem. Simplesmente, mas fielmente, explicar e aplicar a passagem cobrirá uma infinidade de erros no púlpito. Também garantirá que o povo de Deus ouça a Palavra de Deus, mesmo que seu porta-voz seja verde atrás das orelhas.

Sobre preparar


Enquanto você trabalha para preparar seu sermão, certifique-se de preparar demais. Por mais que você pense que precisa se preparar para o sermão, dobre-o. Nunca terminei um sermão com a sensação de ter passado muito tempo preparando-o. Infelizmente, concluí alguns sermões sentindo o contrário. Definitivamente, senti isso na primeira vez que preguei. Naquela ocasião, fiquei impressionado com a rapidez com que repassava minhas anotações do sermão. Você provavelmente ficará surpreso também. Para ser franco, prefiro pregar despido do que despreparado. A primeira vez que você entrar no púlpito, saberá exatamente o que quero dizer. Por isso se você quiser saber o passo a passo para elaborar os seus sermões recomendo o guia completo do pregador iniciante.

Tire o "eu" do Sermão


Você provavelmente superestimará o quanto a congregação quer ouvir sobre você. Eles querem ouvir de você, mas não tanto sobre você. Tenha cuidado com ilustrações pessoais, opiniões e qualquer outra frase que comece com "Eu". É importante conectar-se com seu público e um pouco de auto-divulgação pode ajudar, mas erre usando a palavra "eu" muito pouco, não muito .


Levante alto Jesus


Um pregador sábio me disse uma vez: “Se você nunca tiver certeza do que pregar, apenas pregue Jesus.” Agora, a verdade é que todo sermão deve apresentar Cristo, mas especialmente seus primeiros sermões. Ao pregar, certifique-se de que Cristo eclipsa você. Deixe seu coração ficar encantado com a beleza dele, e você provavelmente pregará um sermão mais emocionado e sincero. Você nunca pode dar errado levantando Jesus alto.

Descanse no poder de Deus


Por fim, ao pregar, descanse no poder de Deus. Confie nele. Tenha confiança em sua Palavra. Seja fiel ao texto e tenha certeza de que Deus operará através de você. Quanto mais você prega, mais você aprende esta lição, mas você pode conhecê-la agora - a eficácia do sermão repousa no poder de Deus, não no seu.

Em conclusão


Você nunca tem uma segunda chance de pregar seu primeiro sermão. Ainda me lembro do meu primeiro sermão, mas provavelmente sou o único - e isso é uma coisa boa. Se Deus abrir portas para você pregar, você provavelmente sentirá alegria e medo. Entre por essas portas com alegria, mas com sabedoria, e mantenha essas oito dicas em mente ao prosseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

7 coisas que você não aprendeu sobre Sansão na Escola Dominical

Se você cresceu na Escola Dominical ou não, é provável que esteja ao menos um pouco familiarizado com a história épica de Sansão, "...